My blog in your language

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Filmes dos Sonhos: Memórias de uma Gueixa








Oi amados!!! Que saudades de vocês e daqui! Pois é, recuperando o tempo perdido, resolvi falar hoje sobre um dos filmes que mais me tocou nos últimos tempos. Sim, ele foi feito em 2005, mas eu só assisti a ele este ano e preciso repassar a vocês esta preciosidade! Memórias de uma Gueixa (Memoirs of a Gueisha) não é só maravilhoso pela fotografia, pela história e pelo excelente elenco; ele é memorável devido ao fato de mostrar, cuidadosamente, duas faces de uma cultura rica e inigualável a qual é a japonesa. Tudo isto a partir das memórias de uma mulher forte e inserida num contexto ímpar da história do Japão.
O filme narra a trajetória de Chiyo, uma menininha que é vendida - juntamente com sua irmã - para uma casa de gueixas em 1929,sendo que cada uma foi para uma casa diferente, resultando na separação das mesmas. Chiyo é muitíssimo maltratada pelas donas desta casa, tendo que ser uma criada para elas, bem como enfrentar a inveja de uma gueixa bem mais velha do que ela, a Hatsumomo. Nossa protagonista ainda tenta, além das tarefas de casa, integra-se nas atividades preparatórias - e árduas - para tornar-se uma gueixa, mas devido às intrigas de Hatsumomo acaba restringindo-se às atividades de serviçal da casa. Mas em meio a tudo isso, devo sublinhar a belíssima cena onde Chiyo apaixona-se, ainda criança, e começa a ter como sonho tornar-se uma gueixa, só para vir a estar ao lado do homem amado.
Anos mais tarde, Chiyo é acolhida por Mameha, uma famosa gueixa, e mesmo sem entender o porquê disto, aceita ter nela uma preceptora dos conhecimentos necessários para ser uma verdadeira gueixa e dama... Para espanto de todos que não acreditariam que ela conseguiria este feito sem ter frequentado a escola de gueixas desde criança, Chiyo não só realiza seu sonho, como também torna-se a mais bem preparada - e bela - gueixa da região, vindo a ter o nome de Sayuri. Este é um filme dos sonhos, pois fala dos mesmos, envereda pelos caminhos da cultura japonesa e ainda traça um belo retrato das mudanças advindas da Segunda Guerra Mundial. Um excelente filme, amados! Espero que gostem do mesmo!
Ps: Beijos e obrigada a cada comentário e visita a este cantinho ;-)