My blog in your language

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Redescobrindo o turismo no Maranhão











Bem amados.. Eu nasci em São Luís, mas a vinda de uma grande amiga minha à cidade me ajudou a desvendar alguns dos pontos altos (e dos bem baixos...) do turismo local. Então, este post será o primeiro de alguns versando sobre o que conhecer em uma viagem para São Luís, Barreirinhas e Lençóis Maranhenses.
Começamos pelo chamado Reviver, projeto que procuraria conservar o Centro Histórico de São Luís, patrimônio da Humanidade. O problema é que é muito difícil falar em turismo quando a boa educação falta na grande maioria dos seus moradores e, sobretudo, em quem mexe com o setor na região. A primeira foto é da Casa de Nhozinho, museu que procura abrigar obras de artesãos maranhenses e onde a visita vale à pena, até porque a guia deste museu era uma simpatia, coisa rara na cidade. Já a segunda foto foi tirada no Museu de Artes Visuais, fiasco no que concerne à visita guiada, explicação sobre as obras e tudo mais. Já a terceira imagem foi tirada na Casa da Festa. O museu citado procuraria mostrar as representações festivas na sua maior parte, mas infelizmente acabou se concentrando na questão da umbanda, deixando o tão falado bumba-meu-boi praticamente de lado, aliás, não só este museu como todos os demais que visitamos.
Depois passeamos pelas ruas do Reviver à procura de lembrancinhas, mas os preços eram bem altos e mais uma vez o atendimento nas lojinhas era do tipo.."não acredito que vem um cliente por aí"; isso assusta quando pensamos que estas pessoas meio que sobreviveriam disso, mas abafa o caso..srsrs! O ponto alto do primeiro dia foi o restaurante Dom Francisco..Ambiente agradável, comida deliciosa e regional e com um preço muito bom! A decoração rústica deu um charme ao local.
No segundo dia fomos à praia de São Marcos, muito linda, claro que o passeio vale à pena, mas a sujeira no local, os preços caríssimos das comidas nos quioques e o atendimento sofrível no restaurante foi de amargar! Mas vale pelas fotos e pelo bronzeado conquistado! À noite, valeu muito à pena irmos ao cinema e depois irmos comer no quiosque Leca, na avenida Litorânea, pois rolou um bom atendimento e o cachorro-quente enorme e gostoso é uma atração turística à parte! O visual dessa avendida da praia também é lindo!!!!!
Esse é o primeiro de uma série de posts da estadia de Cíntia aqui por estas bandas, mas acho legal isso..falarmos do que tem de muuuuuito bom na cidade, mas sempre chamando atenção para o que pode melhorar muito mais! Quem quer ser um pólo turístico tem que fidelizar o turista, e não fazer cara de fome, gente!..Mas sim, essa terra tem inúmeras coisas legais e vale a visita a este diamante totalmente bruto..srsrs! Beijinhos de arroz de cuxá (comida local!) e espero que curtam os posts sobre São Luís e afins! ;-) Aliás, como estão as férias de vocês, leitores???