My blog in your language

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Como você se enxerga?


Oi gente! Hoje vou falar de um assunto meio tópico de psicanalista. Isso, vamos falar do tamanho da importância da opinião alheia para nós. Ou para mim, ao menos. Eu penso uma lista de coisas boas e ruins que possuo agregadas à minha personalidade, mas sempre aparecem aqueles que dizem que estou errada, que sou "infantil", que sou "triste", que sou "esnobe"; é clássico em minha vida! Se cada um que me falasse isso soubesse o quanto me fez infeliz com esses rótulos, talvez jamais os teria dado a mim! Sim, eu sei que viver em sociedade é isso. É sabermos que seremos definidos e rotulados, muitas vezes negativamente, a todo tempo. Também sei que o clichê "conviver é uma arte" tem sua validade. Porém, lhes digo que às vezes cansa demais você saber que é de um jeito e os outros - aqueles "outros" próximos, sabe? - te definirem por baixo. Acho fascinante como as pessoas sempre tem uma fórmula pronta para sua vida, te dizendo como você é ou foi, onde você errou nesta ou naquela situação! Se nem eu imaginava que faria em cada caminho dessa minha, aparente, pequena vida!!!! Ainda vou chegar na fase de dizer que não ligo nem um pouco para o que acham de mim, pois esse é um sonho que persigo; porém, acredito que o desejo de nos repararmos (e nos mostrarmos como realmente pensamos que somos) perante os demais já faz parte da essência de sermos..apenas..mortais...

Ps: Um obrigada carinhoso aos que comentam neste pequeno espaço repleto de tão confusos pensamentos. Esta sou eu. Mas não tente me rotular! Julgar é dádiva para poucos, onde não se incluem seres humanos...

12 comentários:

  1. Pois é amiga... também detesto "rótulos"... e como vc, acho que sou meio que "pára-raios" de coisas desse tipo!!! rsrsrs Não fique chateada não! Você é a sua essência e não aquilo que os outros acham!!!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. eu ja tive minha fase de ligar pro que os outros pensam ao meu respeito...
    hoje em dia nao ligo tanto. ligo mesmo quando é algum proximo sabe?
    mas eu sou tao cheia de opnioes diferentes, e eu aprendi a me colocar na frente de pessoas q antes me rebaixavam e menosprezavam..q nem ligo...vivo mais em um mundo zen. um mundo cheio de "zonzozbulos" pra me distrair..tenho algumas mainas diferentes dos padroes...e personalidade diferente das "modinhas"..portanto se eu fosse ligar estaria ferrada...flor, obrgigada pelo seu comentario super fofo...tbm adorei seu blog...muito fofinho..e o texto eh legal..faz a gente falar e pensar^^
    te sigoo...
    e torço pra que você chegue ao dia em que nao ligará tbm pros "outros". beijinhos

    ResponderExcluir
  3. adooreei , e esse negocio de julgar as pessoas é pra poucos msmoo ,

    ResponderExcluir
  4. Oii! eu tbm detesto rotulos, mas eh fato q mesmo detestando a gente ja rotolou alguem tbm neh ...
    mas eu procuro me policiar para nao fazer isso, ou para nao fazer isso com quem nao merece!!
    eu confesso q me importo com o q as pessoas pensam d mim, mas ja nao tanto como antes... afinal todo mundo tem seus "podres" e tbm tem algo d bom heheh
    bjuxxx
    tem selinho pra vc la no blog!!!**

    ResponderExcluir
  5. Já fui muito julgada na vida...
    principalmente na época da escola...
    ainda bem que hoje me dia as coisas est~´ao bem melhores!
    heheh

    bjubju

    ResponderExcluir
  6. Michelle,

    tenho 54 anos anos e ainda sou rotulada de " infantil" rsrs. Mas sei que imatura e irresponsável não sou e é o que basta para mim. Já sofri demasiado lá pelos 50 anos que por vingança de uma pessoa virtual me rotulou das piores coisas que você sequer imagina. Passei momentos de verdadeiro filme de terror, com ameaças, perseguições, xingamentos e fifamação em massa por mails, orkuts, etc. E sofri muito porque era tão forte o que a pessoa disse de mim que responder seria descer da minha escala moral e espiritual. Sofri com a dor, impotência, revolta e indignação. O que quero dizer é que foi um sofrimento atroz porque tenho uma visão inocente e pueril ainda das pessoas e do mundo. Sem fugir da realidade, mas colocando a pureza no meu mundo ( mas confusa do que você hahahaha). Mas então, durante tudo isso cresci e amadureci bastante. Me reconheci forte no meu caráter e valores éticos e morais e tive um conselho de um psicanalista que me fez refletir: Por que você está dando tanta importância a este fato? Outro médico amigo, na mesma linha me narrou uma estória de Gandhi:

    Perguntaram-lhe quem o tinha ofendido ou magoado mais na vida. Ele respondeu: ninguém! Isto, porque tudo o que falaram de mim não corresponde ao que sou, logo não me ofenderam. É por ai, querida... Somos o que somos e o que disserem de nós de forma mentirosa, difamatória, rótulos, etc, sabemos que não somos e daí passamos a não nos importar mais e dar um valor demasiado a quem carece de muitos. Difícil? MUITO! Mas é por aí...


    Beijos e linda semana, querida.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. É verdade, a opinião alheia pode nos fazer muito bem ou muito mal. Julgar não deveria ser tão fácil, mas parece ser mais fácil que enxergar o próprio umbigo. Beijos guria, concordo contigo.

    ResponderExcluir
  9. eu nao sei direito como eu sou, naão sei direito me descrever ! é tao complicado essa coisa de me descrever ! mas eu tento ser simplismente eu ELLEN DAMARIS LIMA SANTOS !
    sim eu sou daquelas que ouve mto as pessoas mesmo que ela tenha que falar bem ou mal !
    vs sempre faz eu pensar na vida com seus post ! sumiiu do meu blog heeem ? entra no msn pra gente conversar !
    beeijos querida

    ResponderExcluir
  10. - Me amarrei em seu post. Fico meio encucada como vc sobre a opinião dos outros, mas deixa para lá. Além de inteligente e mente aberta, tu és linda! enormes beijos e volte sempreeee

    ResponderExcluir
  11. Quem nos conhece mesmo somos nós mesmos e nossos melhores amigos. Quando se conhece bem alguém os rótulos perdem o sentido.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a frase do marshmellow, é verdade.. A gente encontra felicidade nas coisas que se compram também, mas com certeza as não-materiais são muito mais marcantes e menos passageiras.

    http://umdiaamaisblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir