My blog in your language

domingo, 5 de dezembro de 2010

Do Bem: campanha este blog é contra o bullying


Oi amados amigos! Hoje a seção Do Bem vem com item especial, pois vamos aderir a uma campanha que eu tenho certeza que a maioria de vocês já ouviu falar, é aquela que refere-se ao combate ao bullying e ao cyberbullying. A tarefa me foi apresentada pela doce amiga Pri Kiguti, do blog Just a ride (link daqui a pouco!) e eu aceitei, pois creio que o mínimo que cada um de nós deve fazer sobre este tema é se informar. Quem quiser aderir, é só responder aos itens que estão aqui abaixo no seu blog e/ou colocar o selo ofical dessa campanha, ok?!
1- Explicar o que é bullying: Na verdade o termo é relativamente novo, mas diz respeito à prática terrível de um ou mais indivíduos exorbitarem do espaço do outro, ou seja, de repetidamente empreenderem as seguintes atitudes: debochar de alguém; agredir verbalmente ou fisicamente outra pessoas; elencar, publicamente, características da outra pessoa as quais ele, o agressor, creia que sejam defeitos na pessoa ofendida; utilização de termos pejorativos para com o ofendido, bem como comparações de cunho ofensivo para com ele. Na verdade, eu englobei estas coisas, mas creio que as causas e práticas destes tipos de agressores vão além do que postei aqui..Outra coisa é que isso não se confina a escolas, mas vai à faculdade e nos mais diversos ambientes - inclusive no mundo virtual - e nas mais diversas idades.
2- Contar se você já passou por isso. Se sim, conte um pouco de sua história ou expresse sua opinião sobre o assunto: Sim, infelizmente, já passei por bullying em épocas diversas e asseguo que os feitos dessas agressões, por mais infantis que pareçam, são sim devastadoras. Vou contar uma passagem da minha vida.. Eu tinha muitos amigos no Rio, desde 1991, até que tive que ir morar em outra cidade, em 1999, por seis meses e regressei depois desse tempo para a mesma escola. Aí você me diz..."para os mesmos amigos, não?". Não, pois meus "amigos" disseram que por eu estar namorando um nordestino eu não poderai sair mais com eles ou estar com eles, a não ser que terminasse com ele o que, claro, não fiz. Daí começaram as provocações, não só verbais, mas como atitudes do tipo eu chegar num lugar e todos saírem. E o pior é que a sala INTEIRA aderiu a esta atitude e eu passei o segundo semestre inteiro de 1999 sem falar com absolutamente ninguém, a não ter com quem fazer nenhum trabalho e a ouvir provocações cotidianas. Só melhorei no ano seguinte, quando pude mudar de sala e fazer novos - e verdadeiros - amigos que até hoje fazem parte da minha vida. Aprendi, na pele, que bullying dói demais e que a solidão e a tendência à depressão são algumas de suas consequências...
3- Divulgar o link que começou a circulação do selo e o link de quem te indicou: Quem começou foi o blog cujo link é http://efeitomenina.blogspot.com/ e quem me indicou foi a Pri, do http://priamelie.blogspot.com/
4- Indicar 6 blogs que você acha que vão aderir a esta campanha: eu, sinceramente, indicarei esta campanha para todos aqueles que passarem pelo meu blog, seja para que façam um post de conscientização como este, seja para colocarem o selo da campanha em seus blogs, pois sei que cada um que vem aqui traz a sensibilidade como marca pessoal! Beijinhos e excelente semana a todos ;-)

12 comentários:

  1. Nós que somos pais, temos que ficar mais atentos em relação a isso. Tudo tem que ser combatido de uma forma mais séria, isso é um problema que não deve ser virado as costas.

    Beijo, Michelle linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  2. Minha querida e linda amiga,

    este é um problema seríssimo! Uma marca, uma chaga aberta muito dolorida, triste e cruel. Precisamos todos estar atentos. Agradeço a Deus a conscientização de todos, a preocupação no mundo inteiro comtra este grande mal com sequelas graves no desenvolvimento de muitas crianças e jovens que passam a carregar uma dor, mágoa, complexos, falta de auto estima e muitas coisas prejudiciais ao desenvolvimento saudável da personalidade.

    Hô minha linda Michelle,

    Você tem razão...Ando sumida mesmo da net. Mas há fases que precisamos estar mais presentes ao lado dos nossos familiares e numa entrega total de atenções. Muitos fatores estão impedindo-me de ler e no Sam sempre posto o que estou lendo ou procurando nos meus livros para fazer as postagens. E não ando lendo e fazendo esta terapia que gosto tanto. Agradeço de coração a sua observação carinhosa que na verdade é uma injeção de ânimo, que ando precisando. Você é muito especial e sensível e não sabe como a sua observação me fez bem! Obrigada, querida.


    Carinhoso beijo, querida.

    ResponderExcluir
  3. Mi!
    Gostei muito da explicação! Completa, perfeita!
    E fiquei triste em saber que vc passou por algo assim... E ao mesmo tempo feliz pela superação!
    Quando fazemos esse tipo de postagem, ouvimos várias histórias emocionantes!
    Mas, fico pensando naquelas que não ouvimos... Quem ainda está sofrendo, quem não tem coragem de pedir ajuda e fica sofrendo sozinho...
    Vamos torcer para que mais e mais blogueiras espalhe o selo! E, mais importante, não sejam cúmplices em casos de bullying!
    Parabéns pela força e atitude!
    Um super beijo pra vc!
    #diasmelhoresprasempre
    ^^

    ResponderExcluir
  4. Que horror isso que aconteceu com vc '-' Eu já sofri bullying por ser "japonesa" (eu sou mestiça, mas não faz diferença nenhuma pra quem só me chama de "japa" e "zóio rasgado" /facepalm). Eu era criança (isso aconteceu dos meus 4 aos 10 anos) e na cidade onde eu morava eu e meu irmão éramos as únicas crianças "diferentes". Eu não ficava triste com isso, sempre tive um gênio meio difícil e ao invés de sair chorando eu batia nas crianças que tiravam sarro de mim o_o' Tenho o maior orgulho de ser descendente de japoneses e as outras crianças nunca conseguiram me fazer sentir inferior. Eu tinha até pena deles, achava eles burrinhos demais pra entender que as pessoas eram diferentes, e eu sempre fui o orgulho das professoras mesmo, isso deixava eles com mais raiva de mim ^^" Infelizmente sei que a maioria das pessoas são, sim, muito afetadas por essas coisas. Não sei se isso que eu tenho desde criança é auto-confiança ou egocentrismo D: De qualquer forma foi o meu jeito de lidar com a situação. Hoje em dia eu sofro preconceito por usar roupas diferentes, mas não poderia ligar menos. É muito chato ter tanta gente atrasada ao nosso redor, mas o negócio realmente é não dar atenção.
    Eu ficaria muito feliz em ser sua madrinha, se você quiser, e te ajudar em todo o necessário para você se tornar uma lolita :DD

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que você já tinha passado por isso. Eu também já passei, mas com certeza em nível menor. O que eu penso que precisa ser ressaltado é que na situação de bullying não há apenas quem pratica e quem sofre, mas também quem se omite. E, muitas vezes, as pessoas se omitem para não se tornarem as próximas a serem importunadas. É um fenômeno complicado mesmo e que precisa ser discutido.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?? Eu achei o tema muito importante. Eu que pretendo trabalhar com educação vou ter que prestar muita atenção nisso... e a impressão que eu tenho é que isso sempre acontece entre as crianças. O cyberbullying também vejo muito presente, até entre adultos... acho que é muito difícil para a maioria das pessoas aceitar os demais.

    ResponderExcluir
  7. concordo totalmente. Parece que agora tudo virou festa! É todo mundo praticando bullying toda hora na internet e na vida real. O número aumentou assustadoramente O.O


    Ah sim ela é uma inspiração mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Oi minha flor.
    Saudades de ti,muitas.
    Eu sei q sumi mas já começo a colocar em ordem as minha visitas.
    Eu sou professora eu sei como funciona isso.
    Parabéns pela matéria,tem gente que ainda desconhece o tema.
    Beijos minha linda.

    ResponderExcluir
  9. Oi Mi,tomara muito mesmo que tudo de certo.Fiz a prova bem confiante...vamos esperar agora! =)

    Você tocou em um assunto sério mesmo,que infelizmente tb fez parte da minha vida.
    Era super magrinha qnd criança sabe?E os meninos da minha turma mexiam muito com isso.
    Em quase todas as escolas que estudei.Tive sorte de levar na brincadeira quase todas as vezes,mas no fundo eu ficava triste sem graça com tudo aquilo.
    Mas enfm,o tempo passou,fiquei mais confiante em mim mesma e quando vejo alguem passando por essa situação,super levanto a pessoa. Ninguem merece passar por isso.

    Ahhh amiga querida,fiquei feliz de saber que vc é daqui do Rio!!!
    =)

    Mil beijinhos Mi!

    ResponderExcluir
  10. A vida nos faz aprender que existem bem e mal, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  11. Que triste isso, Miih...
    ...Eu também já passei por bullying na escola...
    A ponto de chegar em casa chorando.
    Minha mãe cansou de reclamar na direção da escola, mas nada fizeram... =/
    Infelizmente...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Não acredito nisso que aconteceu. Que horror, mas saiba que tudo é recompensado. :) Eu nunca sofri bullying, graças a Deus! Pelo menos n tão sério, mas já sofri com alguns apelidos que até hoje tenho trauma. Mas passou. :)
    Adorei sua iniciativa.
    Beijos

    ResponderExcluir