My blog in your language

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Para Princesas: Decoração Provençal












Oi amados! Que bom que gostaram da nova seção..aquele gostinho de infância ficou no ar, não? Aguardem os próximos posts!!!!! ...Então, hoje vou retormar uma outra tag que amo um bocado..a "Para Princesas". Nesta gosto de versar sobre inspirações, nos mais variados sentidos, para termos um pouco desse ar de conto de fadas em nossas vidas, seja nas decorações de nossos cantinhos, seja na moda ou até em imagens que tragam esse sentimento, sabe? Hoje vou falar um pouco da decoração de inspiração provençal a qual tanto almejo utilizar na decor da minha casa, por achá-la super detalhista, feminina e inspiradora.
A região da Provença situa-se no sudeste da França, é banhada pelo Mar Mediterrâneo e é conhecida pelos seus famosos campos de lavanda... A decoração provençal teve origem no século XVI e desde seu princípio tentou buscar trazer um pouco do luxo dos palácios para aqueles que não eram tão abastados. De lá para cá esse tipo de decor virou sinônimo de uma elegância aliada à simplicidade e isto fora conquistado graças aos seus móveis com ares de madeira envelhecida, alguns trabalhados como se fossem a partir da técnica da pátina, sempre em tonalidades pastéis (com o branco como ênfase). Outra característica de seus móveis seria o arredondamento das formas dos mesmos, bem como a utilização da palha em alguns deles.
Outros detalhes os quais me chamaram a atenção desde que me apaixonei por este estilo foram a riqueza de miudezas contidas em cada cantinho de cada cômodo; a presença marcante de flores, miniaturas e louças delicadas pela casa; o tom "antiguinho" dos móveis mesclados à técnicas de pinturas diversificadas; e o ar romântico em cada cômodo pensado (a meu ver) como sinônimo de cuidado e carinho de seu dono, não só pelo lar que se pretende decorar, como por todos aqueles que se pretende receber. É o que este estilo fascinante me passou, meus caros; espero que gostem do mesmo, que a tag continue inspirando vários setores de suas vidas e que sejam encontradas nela sugestões de como deixar não só sua decor, mas suas essências mais doces e abertas às percepções delicadas acerca deste mundo... Beijinhos de lavanda ;-)

Michelle Louzeiro

3 comentários:

  1. Lindos móveis e detalhes cheios de romantismo.Mas o que mais me chama são as lavandas.Adooooooro e lembro que bem pertinho da casa de meu filho, na Inglaterra, tem campos enormes assim, cheios e perfumados..Lindo!! beijos,boa noite!chica

    ResponderExcluir
  2. Eu e inspirei e fui a muitas lojas provençais quando estava decorando meu quarto, mas pedi para tirarem o envelhecido da pátina (principal característica do estilo)... por isso não é provençal. Mas eu adoro.

    E os campos de lavanda são a coisa mais linda!

    ResponderExcluir
  3. Encantadora, mas eu nao poderia morar em um lugar assim gosto do contemporâneo, beijo Lisette.

    ResponderExcluir