My blog in your language

sábado, 10 de outubro de 2009

Saudades, Poesias, Florbela Espanca e Cia ILTDA



Oi queridos... Estive pensando tantas coisas desde a última postagem, e acabei escrevendo sobre vários desses pensamentos para postar aqui depois. Mas hoje resolvi falar sobre dois temas..Um que eu tinha lhes prometido - falar sobre uma poetisa portuguesa - e outro que anda martelando na minha mente...
Começando pelo último tema...queria falar de saudades. Esta já foi inúmeras vezes aclamada em diversos textos, mas eu estou falando aqui é daquela saudade tão intensa que chega a te sufocar! Algum de vocês sabe o que é isso? Quando o choro fica preso e machuca a garganta? É sobre essa mesma que redijo! É quando você lembra de cada lugar, de cada partiularidade, de cada pessoa, de cada história e, no final, a pior saudade é de si mesmo...E você tenta sorrir como antes, falar como antes, amar como antes..e nada daquilo vem à tona! É angustiante pensar em como e em que dia você se perdeu e nem ao menos conseguiu perceber. Só o fez quando a saudade, aquela intensa e sufocante, apareceu. Será se vala à pena lutar contra si mesmo, contra sua própria involução (não é evolução mesmo). Será se um dia essa dor irá passar?
Falando nisso..em inquietudes e afins, não há como não falar no primeiro tema, a minha autora favorita..Florbela Espanca! Esta autora potuguesa viveu pouco em números, mas o suficiente para registrar sua mágica insatisfação com a mesmice, com os padrões pré-estabelecidos, com amores mornos e fez disso contos, poesais (o que é melhor), diários, artigos..Uma mulher fantástica, à frente do seu tempo, e que não queria nunca se contentar com nada! É exatamente assim que me sinto..Por que sempre temos que nos contentar com o que vier? Por que nunca podemos ter o mais? Assim ,meus caros, com uma insatisfação e autocrítica fascinantes, Florbela Espanca (1894-1930) não se contentou com a vida e me conquistou eternamente...Apreciem, mas esta aqui com muita moderação.

11 comentários:

  1. A vida é uma eterna busca daquilo que não sabemos... e o sentir é o termômetro dessa conquista.

    Beijo imenso, Michelle linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  2. Mimii!
    Falando em saudade, que saudade de vc, amigaa!
    Por que sumiu assim?
    Olha, lindo lindo lindo, como sempre, o que você escreveu. Eu entendo perfeitamente, também costumo sentir saudades do que já fui um dia. Mas a questão é que, às vezes, estas são apenas fases nossas, do ser humano. Também acredito que sempre estaremos mudando, por um motivo ou outro. O que importa mesmo é que saibamos nos firmar e nos aceitar em cada nova fase, mas sempre conservando aquilo que temos de bom e não deixando o mesmo escapar,nunca.
    Um beijo enoooooooorme! Te adoro muito! Fica com Deus.
    Ah, e SAUDADES!

    ResponderExcluir
  3. Então, Mimi, obrigada pelo comentário! Vim responder a sua pergunta...
    Meu planos para escrever muito continuam, na verdade eu já estou terminando meu primeiro livro, e tô muito feliz! :) Mas não penso em publicar, pelo menos agora, sabe? Prefiro que ele fique bem guardadinho por enquanto, se é que me entende...ahsuhauhsuahushauhs :P
    É isso!
    Obrigada pelo carinho, amiga, e por favor, não some!
    Beijos, fica com Deus!
    *-*

    ResponderExcluir
  4. Pois é sempre nos afundamos nos por quês...
    esquecemos do para que(fazemos isso ou aquilo).É o mau de não ser alienado...

    ResponderExcluir
  5. Olha, o seu texto está cada dia melhor e esse, especificamente, está muito tocante. Eu sei bem o que é essa saudade. Sinto isso sempre em relação ao meu pai, que se foi antes mesmo de eu completar a maioridade. É uma saudade que não passa e que sufoca. Posso encomendar um texto para esse blog? Você poderia falar de algum livro, poesia ou conto que tenha te marcado e por quê.

    ResponderExcluir
  6. Michelle,

    texto excelente sempre porque são naturais e inerentes a todos nós que lemos. E quanto a Florbela...Ahhhhhhhh , amo de paixão também!!!

    Meu carinho e um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Ja senti esta saudade, e não estou livre de sentir de novo ! Obrigada pela dica e vou procurar ler obras dela.

    beijoos liinda !*

    ResponderExcluir
  8. Mto legal este post falando da saudade e de sua escritora favorita.
    saudade é uma palavra difícil não? na verdade um sentimento difícil, é tão dolorido sentir saudades de alguém principalmente qdo ela não tá aqui.

    querida hj envio o email com o convite ta?
    fika de olho no email hj
    bjoksss

    ResponderExcluir
  9. Já cheguei a sentir saudades deste tipo e particularmente não é tão boa assim. =/

    beiJos

    ResponderExcluir
  10. Michelle,
    primeiramente obrigada pelo comentário simpático, sim? Volte sempre.

    E sobre teu texto, de saudades conheço bem. Às vezes, vem até mim de forma doce. Nostalgia boa. E às vezes, machuca e faz sangrar. Mas passa, moça. Sempre passa.

    Um beijo. Gostei daqui!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelo comentario la no meu blog! Tambem achei o seu muito fofo! :D
    Eu sumi la, parei um pouco de postar mas agora to voltando! hahahaha

    beeijinhos!

    ResponderExcluir